Como melhorar a concentração das crianças
Dicas e Conselhos de energia e vitalidade de Supradyn
Muitas crianças têm dificuldade em manter a atenção e a concentração. Normalmente, isto acontece simplesmente porque são crianças, têm muita energia, têm curiosidade sobre tudo ao seu redor e distraem-se facilmente. As crianças também têm dificuldade em manter a atenção durante longos períodos de tempo. Pois, ficar focado pode ser entediante para as crianças, especialmente quando estas pensam num monte de outras coisas melhores que podem fazer. Portanto, não é estranho que exista falta de concentração nas crianças e isso não significa que eles tenham um problema. Mas, se está preocupado porque isso acontece com muita frequência com os seus filhos, pode tentar descobrir as causas da falta de concentração e o como pode para ajudar.
Pode ser difícil manter a atenção e concentração das crianças. Estas podem tentar concentrar-se sem o conseguir, mas não conseguem. Isso não quer dizer que elas não sejam inteligentes ou que não se estejam a esforçar o suficiente. Também não significa que não estejam interessadas em algo.
Quais são as possíveis causas da falta de concentração nas crianças?
Seja qual for a causa da falta de concentração nas crianças, há várias maneiras de os ajudar a manter a atenção e a concentração. Cada criança é diferente, por isso é necessário ter uma abordagem individualizada. As crianças podem ter de mudar alguns hábitos e também precisam de um ambiente apropriado para se desenvolverem. A melhor solução é observar primeiro os seus filhos, escrever algumas notas sobre o comportamento deles e, em seguida, estabelecer uma rotina que possam seguir juntos todos os dias.
Quando quiser que os seus filhos se concentrem, a primeira coisa que deve fazer é guardar qualquer dispositivo que os possa distrair e causar falta de concentração. Isso significa desligar a TV, o rádio e manter iPads, tablets e telemóveis fora do seu alcance. Certifique-se de que eles tenham todo o material de estudo à mão, para que não tenham de se levantar para buscá-lo. Se os seus filhos forem mais jovens, pode preparar a mesa de estudo na cozinha, onde poderá ficar de olho neles e ajudá-los se precisarem. Se forem mais velhos, podem estudar no seu próprio quarto.
Manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, está relacionado com a capacidade das crianças lidarem com tarefas cognitivas de forma eficaz e existem diversos alimentos que podem contribuir neste processo.1,2, ajudando a combater a falta de concentração nas crianças. Por exemplo, peixes mais gordos como o salmão, o atum e a cavala contêm grandes quantidades de ómega-3 (DHA), que pode ajudar a manter a função cerebral e a visão normais dos seus filhos.3 Supradyn® Junior Gummies é um suplemento alimentar multivitamínico apropriado para as crianças que pode ajudar em períodos de esforço físico e mental.
É importante que os seus filhos saibam o que vai acontecer e quando, para que possam programar o seu cérebro para os momentos em que podem descansar e os momentos em que precisam de se concentrar. Por exemplo, quando as crianças chegam da escola, podem fazer um lanche saudável e brincar um pouco antes de fazer os trabalhos da escola.
Os seus filhos podem ficar demasiado carregados ou angustiados com tudo o que têm de fazer. Portanto, em vez de pedir que façam tudo de uma vez, divida o trabalho em pequenas tarefas mais fáceis de gerir e de manterem a sua atenção.. Por exemplo, em vez de ler um capítulo inteiro, pode sugerir que leiam uma página de cada vez com algumas pequenas pausas pelo meio. Ao final de cada página, os seus filhos terão uma sensação de dever cumprido, o que os motivará a estudar mais. As crianças só conseguem manter a atenção e concentração durante 15 a 20 minutos, após os quais o seu nível de concentração diminui bastante. As pausas programadas ajudam a combater a falta de concentração nas crianças. Nos momentos de descanso, deve permitir que os seus filhos façam algo completamente diferente, como atividades físicas. Combinar uma atividade física com uma atividade mental pode ser uma forma muito eficaz de ajudar os seus filhos a se concentrarem.
Cada criança é diferente, portanto, deve descobrir qual o método de aprendizagem que funciona melhor para os seus filhos de forma a os ajudar a aumentar e manter a sua atenção e concentração. Algumas crianças aprendem através da observação, outras através dos sons, outras através do toque e de atividades práticas. É importante entender em qual destas categorias os seus filhos se enquadram. Se deseja que os seus filhos entendam e processem as informações de melhor forma, escolha o método que melhor se adequa a eles. Assim, os seus filhos irão conseguir combater a falta de concentração e lembrar-se dos conhecimentos adquiridos a longo prazo.
As crianças aprendem bastante com os jogos, portanto, introduzir alguns jogos que estimulem o cérebro pode ser uma ótima ideia. Existem alguns jogos que exigem raciocínio, capacidades de planeamento e de memória, como palavras cruzadas ou puzzles.
Se os seus filhos estão sempre inquietos e têm dificuldade em manter a atenção por longos períodos de tempo, não se preocupe. Não desespere, pois, afinal, são apenas crianças, cheias de energia e curiosidade. No entanto, existem coisas que pode fazer para ajudar a manter a atenção e concentração das crianças. Pode ajudá-las ao entender as suas necessidades, criando um ambiente apropriado e fornecendo-lhes vitaminas e minerais suficientes através de uma dieta nutritiva e equilibrada complementada por suplementos alimentares como Supradyn® Junior Gummies. Todos os pais desejam que os seus filhos cresçam saudáveis e felizes. Supradyn® Junior Gummies é um suplemento alimentar multivitamínico que ajuda em períodos de esforço físico e mental. Para além disso, os seus filhos vão adorar o delicioso sabor a laranja e as formas divertidas das gomas de Supradyn® Junior Gummies.
1Kim, J. Y., & Kang, S. W. (2017). Relationships between Dietary Intake and Cognitive Function in Healthy Korean Children and Adolescents. Journal of Lifestyle Medicine, 7(1), 10–17. doi: 10.15280/jlm.2017.7.1.10
2 Haapala, E. A., Eloranta, A.-M., Venäläinen, T., Schwab, U., Lindi, V., & Lakka, T. A. (2015). Associations of diet quality with cognition in children – the Physical Activity and Nutrition in Children Study. British Journal of Nutrition, 114(7), 1080–1087. doi: 10.1017/s0007114515001634
3 Weiser, M., Butt, C., & Mohajeri, M. (2016). Docosahexaenoic Acid and Cognition throughout the Lifespan. Nutrients, 8(2), 99. doi: 10.3390/nu8020099