Como combater gripes e constipações

Dicas e Conselhos de energia e vitalidade de Supradyn

Pode ser difícil evitar apanhar uma constipação ou gripe. Os vírus podem infetar qualquer pessoa, independentemente do seu estado de saúde ou da sua idade. Os vírus propagam-se tão facilmente pelo ar, que uma pessoa infetada pode espalhar o vírus a outras pessoas próximas, através da tosse ou de espirros. O período de gripe começa no outono e dura todo o inverno até ao início da primavera, com os maiores picos entre dezembro e fevereiro. As pessoas infetadas podem espalhar o vírus a outras pessoas a partir de um dia antes e até 5 a 7 dias após desenvolverem sintomas de gripe ou constipação. Este período poderá ser maior no caso das crianças ou pessoas com um fraco sistema imunitário. Tanto as constipações como a gripe são infeções respiratórias. A principal diferença entre a constipação e a gripe é a severidade dos sintomas. Geralmente, a constipação apresenta sintomas mais leves que a gripe. Conhece e sabe como combater os sintomas de constipação e gripe e de que forma Supradyn pode ajudar. ­­

Sintomas da gripe e constipação: 

Ícone com o número 1

Corrimento e congestão nasal

Ícone com o número 2

Dor de garganta

Ícone com o número 3

Tosse

Ícone com o número 4

Espirros

Ícone com o número 5

Dores de cabeça e no corpo

Ícone com o número 6

Cansaço e fadiga

Embora seja difícil evitar apanhar uma constipação ou uma gripe, existem algumas coisas que podes fazer para reforçar o sistema imunitário. À medida que envelheces, o teu sistema imunitário muda e torna-se cada vez menos capaz de identificar diferentes vírus. Assim, o teu corpo produz menos glóbulos brancos, os quais são responsáveis por combater os sintomas de gripe e constipação e os próprios vírus, e estes vão ficando menos eficientes. Isto, aumenta o risco de contrair doenças como a gripe. Alguns cientistas sugerem que a prática de exercício físico moderado, pode melhorar a capacidade do organismo de lutar contra infeções ao longo do tempo.1 Também é bastante importante incluir na tua dieta vitaminas e minerais essenciais, como a vitamina C e o zinco, que podem ajudar a combater os sintomas da gripe e constipação. Durante os meses de inverno, há menos disponibilidade de frutas e legumes da época que podem fornecer vitaminas e minerais. Portanto, nestas alturas de carência de vitaminas e minerais, poderás adicionar à tua dieta suplementos alimentares como o multivitamínico Supradyn.

Outras formas de reforçar o sistema imunitário e prevenir constipações e gripes:

  • Dormir bem. Está provado que não dormir o suficiente pode afetar o sistema imunitário. Recomenda-se ir para a cama e acordar sempre às mesmas horas. Os adultos devem dormir entre 7 a 9 horas por dia. Um bom descanso é chave para manter o equilíbrio físico e mental.
  • Protege-te contra a poluição. O sistema imunitário é afetado pelo ambiente, pelo ar que respira, pelos lugares onde caminha ou pela água que bebes. Quando os teus pulmões, intestinos ou pele entram em contacto com qualquer poluente ambiental, o teu sistema imunitário tem de se esforçar mais para combatê-los.
  • Viaja de forma segura. Durante as viagens, o teu sistema imunitário está exposto a novas bactérias e vírus. É importante reforçar o sistema imunitário com todos os micronutrientes de que necessita para funcionar adequadamente. Poderá ser uma boa ideia levares contigo um desinfetante para as mãos para evitar os germes, em situações onde não consigas lavar as mãos facilmente.
  • Sê feliz e sem stress. Quanto mais otimista te sentires, mais forte estará o teu sistema imunitário. O stress coloca o teu corpo em constante situação de alarme, o que pode ser extremamente prejudicial para o sistema imunitário, portanto, deves manter um ritmo de vida calmo e controlado. Além disso, os cientistas descobriram que as pessoas pessimistas costumam viver menos do que as que têm uma visão otimista da vida, e que o riso ajuda a reduzir as hormonas do stress e aumenta a produção de células imunitárias.2,3
  • Mantém uma dieta equilibrada e saudável. Deverás incluir na tua dieta alimentos que contenham vitaminas e minerais essenciais para reforçar o teu sistema imunitário e mantê-lo em boas condições. Vitaminas como a vitamina C, D e minerais como o cobre, ferro e zinco são apenas alguns dos micronutrientes de que o teu organismo precisa para se manter saudável. Os seguintes alimentos são uma excelente fonte dessas vitaminas e minerais: peixes e frutos do mar, carnes vermelhas, vegetais verdes, e frutas como as laranjas, os kiwis, os morangos e os frutos secos. Suplementos como o multivitamínico Supradyn, também podem ser uma boa solução para adicionar essas vitaminas e minerais à tua dieta. Supradyn é uma fórmula multivitamínica completa, com vitaminas e minerais que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário.

No entanto, caso tenhas tido a má sorte de apanhar o vírus da gripe ou constipação, existem algumas maneiras de combateres os seus sintomas. Os antibióticos servem apenas para combater as bactérias e, portanto, não funcionam em caso de infeções virais, como a constipação ou a gripe. Então, como alternativa podes experimentar estes remédios naturais:

Ícone com o número 1

Descansa e dorme bastante

Assim que sentires sintomas da gripe ou constipação, deves ficar em casa para impedires a propagação da infeção. Pois ao sentires-te mal, também não serás capaz de fazer muita coisa e dormir é um remédio natural para combater os sintomas da constipação e gripe. Para dormir, coloca uma almofada extra sob a cabeça para ajudar a drenar as vias nasais. 

Ícone com o número 2

Bebe bastantes líquidos para evitar desidratação

Beber muitos líquidos pode ajudar a dissolver o muco nasal e a prevenir a desidratação e a combater os sintomas da gripe ou constipação. Evita bebidas como café, chá ou refrigerantes, que podem ter um efeito desidratante. 

Ícone com o número 3

Gargareja com frequência para aliviar a dor de garganta

Gargarejar com água morna e sal pode ajudar a aliviar a dor de garganta, um dos sintomas da constipação e gripe. 

Ícone com o número 4

Banhos quentes

O vapor do banho pode ajudar a hidratar a garganta e as vias nasais, enquanto ajuda a descongestioná-las do muco. 

Ícone com o número 5

Toma suplementos de zinco

Existem algumas evidências científicas de que tomar suplementos alimentares de zinco, um dos minerais presentes no multivitamínico Supradyn, assim que notar os sintomas de gripe, pode reduzir a duração da doença.4,5  

Ícone com o número 6

Nutre o teu corpo com canja de galinha.

Um estudo revelou que um dos ingredientes da canja de galinha, chamado carnosina, pode ajudar o sistema imunitário a combater os sintomas da gripe 6 e constipação.

Se desejas manter a tua família segura enquanto tentas combater os sintomas de gripe ou constipação, aqui estão algumas dicas para evitar o contágio de constipações e gripes:

  • Lava as mãos frequentemente. As doenças infeciosas são transmitidas pelo toque e podem passar das mãos para os olhos e boca.
  • Usa lenços descartáveis. Ao tossir ou espirrar, deves usar um lenço de papel e de seguida, colocá-lo no lixo. Assim, os germes não vão entrar em contacto com as tuas mãos e não se irão espalhar.
  • Desinfeta as coisas em que tocas. Deves desinfetar os objetos como os comandos da televisão, brinquedos, maçanetas ou as mesas. Pois, os germes podem manter-se nesses objetos durante horas.
  • Não compartilhes objetos pessoais. Deves evitar compartilhar escovas de dentes, toalhas, copos e caneca ou outros utensílios, com alguém que está doente.

Embora possa ser difícil evitar apanhar gripes ou constipações quando o inverno chega, existem algumas maneiras de fortalecer o teu sistema imunitário e de te ajudar a combater os sintomas de constipações e gripe. A melhor maneira de te manteres saudável é reforçar o teu organismo com bastantes vitaminas e minerais, dormir o suficiente todos os dias e evitar o stress.

1 Nieman, D. C., Henson, D. A., Austin, M. D., & Sha, W. (2010). Upper respiratory tract infection is reduced in physically fit and active adults. British Journal of Sports Medicine, 45(12), 987–992. doi: 10.1136/bjsm.2010.077875 

2 Boehm, J. K., Chen, Y., Koga, H., Mathur, M. B., Vie, L. L., & Kubzansky, L. D. (2018). Is Optimism Associated With Healthier Cardiovascular-Related Behavior? Circulation Research, 122(8), 1119–1134. doi: 10.1161/circresaha.117.310828 

3 Bennett, M. P., & Lengacher, C. (2009). Humor and Laughter May Influence Health IV. Humor and Immune Function. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 6(2), 159–164. doi: 10.1093/ecam/nem149 

4 Marshall, I. (1999). Zinc for the common cold. Cochrane Database of Systematic Reviews. doi: 10.1002/14651858.cd001364 

5 Singh, M., & Das, R. R. (2013). Zinc for the common cold. Cochrane Database of Systematic Reviews. doi: 10.1002/14651858.cd001364.pub4 

6 Babizhayev, M. A., & Deyev, A. I. (2012). Management of the Virulent Influenza Virus Infection by Oral Formulation of Nonhydrolized Carnosine and Isopeptide of Carnosine Attenuating Proinflammatory Cytokine-Induced Nitric Oxide Production. American Journal of Therapeutics, 19(1). doi: 10.1097/mjt.0b013e3181dcf589 

Explora os melhores suplementos alimentares Supradyn

Para as tuas necessidades